Terapia de Contensão Induzida – TCI

A Terapia de Contensão Induzida TCI é uma eficiente abordagem de tratamento para pacientes hemiplégicos devido distúrbios neurológicos.

Terapia por Contensão Induzida – TCI

A Terapia por Contensão Induzida (TCI) é um tratamento intensivo aplicado por Terapeuta Ocupacional. Foi criada em 1980 por Edward Taub, sendo utilizada em alterações motoras de membros superiores.

Indicação Terapia por Contensão Induzida (TCI): pacientes a partir de 2 anos de idade, que apresentam lesão neurológica com disfunção em hemicorpo parético, ou seja, onde metade do corpo do paciente não responde corretamente as funções, o membro superior (braço) realiza poucos movimentos, como:  pós Acidente Vascular Cerebral (AVC infantil), Paralisia Cerebral, Lesão Medular e Traumatismo Craniano.

Carga Horária Terapia por Contensão Induzida (TCI): 45 horas distribuídas de segunda a sexta-feira, 3 horas por dia, durante 3 semanas, sendo indicada de 3 em 3 meses, neste intervalo as manutenções.

Durante a Terapia por Contensão Induzida (TCI) é feito atividades de repetições funcionais com contensão do membro NÃO parético (braço funcional) através de um gesso sintético, e então o paciente usa somente o membro parético.

O paciente vai pra casa e continua usando o gesso 100% do dia que ele estiver acordado, dando continuidade da aplicação de um conjunto de métodos comportamentais, para transferir os ganhos feitos na clínica para o mundo real do paciente.

O objetivo da abordagem da Terapia por Contensão Induzida (TCI) é aumentar a frequência do uso e a qualidade do movimento do membro mais acometido de pessoas com hemiparesia nas atividades da vida diária, se tratando de atividades usadas em intervenções para modificação de hábitos.
.
Indicações e contraindicações da Terapia por Contensão Induzida (TCI)

Indicações: para realizar um programa de TCI o paciente precisa ter um determinado grau de amplitude de movimento no membro parético antes do tratamento. Pessoas com nenhum movimento em seu braço ou na mão ou apenas uma pequena quantidade de movimento não são indicadas para realizar a terapia. É necessário ter um bom cognitivo e entender ordens simples e complexas.

Contra indicações:amplitude de movimento reduzida devido a contraturas musculares ou aumento do tônus muscular, dor significativa em membro superior, pessoas que são incapazes de seguir instruções, dificuldades comportamentais, fadiga excessiva e fraqueza bilateral, são contra indicados.

Saiba mais sobre Terapia por Contensão Induzida (TCI): 19 37928008

email